Instalando Driver do Arduino UNO Tupiniquim no Windows 64 bits

Erro de Instalação do Driver

Ao instalar o driver do Arduino UNO Tupiniquim no Windows 7 64 bits, você provavelmente enfrentará o problema descrito na imagem abaixo. Para resolver essa situação siga os passos a seguir.

Baixando Software Necessário

Primeiro clique no link abaixo para baixar o driver do Arduino UNO Tupiniquim em um pacote compactado. Descompacte esse arquivo em um local de sua preferência e memorize esse caminho para utilizá-lo nos passos seguintes.

Driver do Arduino UNO Tupiniquim

Agora baixe também o software necessário para contornar a obrigatoriedade de assinatura de driver, exigida pelo Windows 7, clicando no link abaixo:

Ferramenta de Compatibilidade de Assinatura de Driver

Execute a ferramenta baixada pelo link acima e siga os passos abaixo (clique duas vezes no arquivo dseo13b.exe).

Resolvendo o Problema

Ao executar a "Ferramenta de Compatibilidade de Assinatura de Driver" (dseo13b.exe), a tela acima deverá aparecer, apenas clique em "Next" para prosseguir.

A tela seguinte do programa dseo13b.exe é a Licença de Uso do programa. Clique em "Yes" para aceitar e continuar.

Quando a tela acima aparecer, que é a principal do programa, clique na opção "Sign a System File" e clique no botão "Next".

Na caixa de diálogo, digite o caminho completo do arquivo "lowcdc.sys", que está localizado na pasta "vista64", dentro do diretório em que você descompactou o arquivo "avrcdc_inf.zip", baixado no início desse tutorial. Clique em "OK" para fechar a caixa de diálogo.

Se a mensagem acima aparecer, significa que deu tudo certo. Caso apareça outra mensagem, de erro, verifique o caminho digitado no passo anterior e tente novamente. Apenas dispense essa janela clicando em "OK".

Ao dispensar a mensagem do passo anterior, a ferramenta de autenticação de assinatura de driver deve voltar para sua tela inicial, conforme a imagem acima. Dessa vez, selecione a primeira opção: "Enable Test Mode". Clique em "Next" para confirmar sua escolha.

A mensagem acima informa que o Modo de Teste do Windows foi ativado e que você agora será capaz de instalar drivers que a assinatura não foi verificada. Mas para isso reinicie seu computador. Clique em "OK" para fechar a mensagem. Não se preocupe o seu computador não vai reiniciar sozinho, apenas voltar para a tela inicial da ferramenta de autenticação de assinatura de driver.

Voltando a tela principal da ferramenta, selecione a opção "Exit" e clique em "Next" para encerrar o programa. Reinicie o computador manualmente.

Ao reiniciar o computador você poderá reparar no canto direito inferior, perto do relógio, a mensagem "Modo de Teste". Isso significa que os passos anteriores foram efetuados com sucesso! Vamos em frente.

Se você ainda não conectou o Arduino Tupiniquim na USB, faça agora. A mensagem dentro do balão, na imagem acima, deve aparecer. Não se preocupe, é normal.

Clique no balão do passo anterior e verifique a tela de Instalação de Software de Driver informando o erro do dispositivo. Se o balão não aparecer não tem problema, deixe o Tupiniquim conectado na USB e prossiga ao próximo passo.

Clique então no menu do Windows, localize a opção "Computador" e clique nela com o botão direto do mouse. Isso fará um menu de contexto aparecer. Selecione e clique no item "Gerenciar". Uma mensagem de segurança deve aparecer. Clique na opção positiva para seguir em frente.

Na tela do Gerenciamento do Computador, clique no "Gerenciador de Dispositivos", na divisão da esquerda e expanda a opção "Outros dispositivos" na lista da direita. O item "USB-232" deve aparecer. Clique nele com o botão direito do mouse para aparecer o menu de contexto. Clique na primeira opção: "Atualizar Driver...".

Na tela que aparecer, conforme figura acima, selecione a opção "Procurar software de driver no computador".

Digite ou pesquise pela pasta "vista64" que está localizada na pasta que você descompactou no início desse tutorial. Não precisa digitar o arquivo nessa etapa, apenas o caminho do diretório, conforme imagem acima. A opção "Incluir subpastas" não faz diferença. Clique em "Avançar".

Uma mensagem de segurança do Windows aparecerá. Clique na opção "Instalar este software de driver mesmo assim" para prosseguir.

Pronto, se aparecer a tela da imagem acima, significa que você efetuou todos os passos corretamente e o seu Arduino Tupiniquim agora está instalado e funcionando.

Para fazer um teste, abra a IDE do Arduino, acesse o menu "Tools", passe o mouse sobre a opção "Serial Port" e verifique se apareceu uma nova COMX (onde X é o número da porta do seu Arduino Tupiniquim). Para conferir qual a porta do seu Tupiniquim, volte ao "Gerenciamento do Computador", mas dessa vez expanda a opção "Portas (COM & LPT)" do Gerenciador de Dispositivos.

Pronto! Seu Arduino UNO Tupiniquim está configurado e funcionando!