Gravando Bootloader Usando Arduino Como ISP

Lista de Material

Parte 1 - Preparando o Arduino de Origem

Primeiro inicie a IDE do Arduino. Nesse tutorial estou usando a versão 1.0.1, mas funciona para as versões anteriores também, mudando apenas a localização de alguns itens de menu.

Clique no menu "File", passe o mouse sobre a opção "Examples" e escolha o item "ArduinoISP". A IDE abrirá uma outra janela com o sketch selecionado.

Com a janela do sketch "Arduino ISP" ativa, clique novamente no menu "File" e selecione o item "Upload". Por enquanto não precisa fazer nenhuma configuração adicional, basta fazer o upload do sketch como qualquer outro, com as configurações que você está acostumado a fazer upload no Arduino de origem.

Parte 2 - Vídeo do Esquema de Ligação

Parte 3 - Fazendo a Gravação do Bootloader

Agora clique no menu "Tools", passe o mouse sobre a opção "Board" e selecione qual bootloader você deseja gravar. Não precisa ser necessariamente o mesmo do Arduino de Origem. No nosso caso vamos clicar no item "Arduino UNO".

Feita a seleção do bootloader, clique novamente no menu "Tools", passe o mouse na opção "Programmer" e selecione o item "Arduino as ISP".

Finalmente clique pela última vez no menu "Tools" e selecione o item "Burn Bootloader".

Aguarde enquanto o processo é concluído. A mensagem acima vai aparecer indicando que a gravação do bootloader está em andamento. Pode levar alguns minutos.

Quando a mensagem acima aparecer, significa que o bootloader terminou de gravar e você já pode desconectar todas as ligações. Primeiro desligue o Arduino de origem da USB antes de tirar o ATMega328p da protoboard.

Pronto! Seu ATMega328p está com o bootloader gravado!